Skip to main content

Sustentabilidade

Queremos tornar-nos a referência nas entregas sustentáveis

"A sustentabilidade é o maior desafio da atualidade. No DPDgroup, somos pioneiros num negócio verdadeiramente sustentável. É o que nos move todos os dias. O nosso objetivo é ser uma força do bem no mundo, unindo forças com clientes, consumidores, fornecedores e outras partes interessadas para fazer uma diferença positiva para as pessoas, para o nosso planeta e para as comunidades com as quais operamos.
O DPDgroup também está na vanguarda da revolução do comércio eletrónico, tocando a vida de milhões de pessoas todos os dias - esse é outro motivo pelo qual nos esforçamos para ser a empresa de entregas mais sustentável. Porque onde quer que vivamos na Terra, todos nós partilhamos a mesma morada. ”

Boris Winkelmann, Presidente e CEO da GeoPost / DPDgroup

Partilhamos todos a #MesmaMorada

Em 2020, entregámos 1,9 mil milhões de encomendas no mundo inteiro. Mas quando se trata de proteger as gerações futuras e o nosso planeta, todos partilhamos a mesma morada. É por isso que reduzimos as nossas emissões de CO2 por encomenda em 18,8% desde 2013 e chegaremos a 30% até 2025, quando os nossos veículos de entrega nas 225 maiores cidades da Europa serão 100% de baixas emissões.

Inspirado e guiado pelos três pilares de nossa abordagem de sustentabilidade - ‘Pessoas, Planeta e Comunidades’ - o DPDgroup está a trabalhar mais do que nunca para criar um legado social e ambiental do qual nossos filhos possam se orgulhar.

As nossas conquistas de sustentabilidade em 2020

As nossas Pessoas

  • Criámos 20.000 novos empregos em toda a Europa
  • Aumentámos da taxa de satisfação dos colaboradores para 80%
  • Ministrámos 74.675 horas de formação em saúde e segurança
  • Maior rotatividade de pessoal para 14%

O nosso Planeta

  • Implantámos mais de 2.000 veículos de baixas emissões em cidades europeias (+ 119% vs 2019)
  • Reduzimos as nossas emissões de carbono por encomenda em 5,7% (vs 2019)
  • Implementámos o nosso programa único de monitorização da qualidade de ar em 5 cidades adicionais
  • Obtivémos 62% da nossa eletricidade de fontes renováveis (acima de 55% em 2019)

As nossas Comunidades

  • Apoiámos mais de 450 iniciativas comunitárias em 19 países
  • Ligámos pessoas em todos os lugares durante a crise da Covid-19
  • Mais de 30.000 colaboradores envolvidos em iniciativas de "comunidades mais próximas"
  • Trabalhámos com 16 start-ups para expandir a inovação nos principais tópicos de sustentabilidade

O nosso compromisso com o negócio sustentável 

O DrivingChange é o programa de RSC do DPDgroup que prepara o caminho para um negócio mais sustentável, sendo inerente a quem somos e como fazemos negócios.

O programa DrivingChange incide em quatro prioridades nas quais consideramos que temos a possibilidade de marcar a diferença de forma mais significativa no âmbito da entrega de encomendas e mais além: reduzir e neutralizar a nossa pegada de carbono, disponibilizar soluções de entrega urbana mais inteligentes e mais eficientes, promover a inovação nas vertentes internas e externas e estabelecer ligações com significado nas comunidades onde operamos. Saiba mais

Programa de monitorização da Qualidade do Ar

No momento em que a poluição do ar é um dos riscos ambientais mais graves, de acordo com a OCDE, a DPD Portugal implementa uma nova iniciativa de monitorização da qualidade do ar, alinhada com o programa de responsabilidade corporativa e social DrivingChange do DPDgroup. Este programa é uma das medidas inseridas no Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020, que a DPD Portugal assinou em Janeiro com a Câmara Municipal de Lisboa. Conheça melhor este Compromisso.

Veja aqui a notícia sobre o programa de monitorização de qualidade do ar da DPD Portugal ou clique aqui para consultar o diagnóstico do ar à sua porta.

City trees, uma estrutura única que melhora a qualidade do ar

Esta estrutura de madeira, que esteve instalada em Lisboa durante aguns meses, está equipada com diferentes tipos de musgo que limpam o ar e produzem oxigénio para até 7.000 pessoas por hora, por cada unidade. A tecnologia IoT integrada permite uma informação exaustiva sobre o estado do equipamento bem como fornece dados ambientais em redor do mesmo. 

Veja aqui a notícia sobre as City trees