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Estudo da DPD revela que e-shoppers regulares portugueses geram 81% do volume de compras online no País

Wednesday, March 4, 2020 - 15:11

Em Portugal 1/3 dos e-shoppers regulares compram online mensalmente e geram 81% do volume de compras online no país. As conclusões são do barómetro DPDgroup e-shopper 2019, realizado em conjunto com a GfK, a 21 países europeus entre 27 de maio a 10 de julho de 2019.

Apesar dos portugueses mostrarem, cada vez mais, vontade por fazer compras online, o estudo revela que o e-commerce em Portugal representa apenas 9,8% do seu total de compras, abaixo da média europeia de 13,5%. Os e-shoppers regulares portugueses têm menor experiência que os seus pares europeus, sendo que 47% começou a fazer a comprar online há mais de 5 anos (vs. 62% de média europeia). No entanto, os portugueses compram bastante em sites estrangeiros, muito mais que a média europeia (82% vs 62%).

Os dados de Portugal revelam que os artigos mais comprados são moda (62%), beleza/saúde(37%) e livros (36%). Grande parte das compras são feitas cross-border, representando a China 70% das compras online, seguida de Espanha (61%) e Reino Unido (50%).

A experiência de comprar online é muito positiva para os e-shoppers regulares portugueses (85% das suas últimas experiências de compra foram fáceis, valor mais elevado que a média europeia, com 78%).

O barómetro 2019 de e-shopper do DPDgroup identifica os compradores regulares como a força motriz do E-commerce europeu.

Mercado concentrado para compradores on-line regulares

As tendências comuns unificam os e-shoppers em toda a Europa, apesar dos hábitos e especificidades locais:

● Uma vida on-line rica e dinâmica

O e-shopping é apenas uma faceta das diversas atividades on-line de que os compradores on-line de hoje desfrutam, pois são utilizadores frequentes de dispositivos móveis, experientes em tecnologia, conectados, e ativos nas redes sociais.

● Preferência por lojas de proximidade

Embora a entrega em casa continue a ser o principal local escolhido, as lojas de proximidade (Parcel shops) são agora classificadas em média como o segundo tipo de entrega preferida dos e-shoppers europeus.

● A oportunidade de um e-commerce mais ecológico

Cada vez mais conscientes do impacto do e-commerce no meio ambiente, os compradores estão prontos para pagar mais por serviços ecológicos e esperam atitudes responsáveis por parte de marcas e empresas.

Três perfis de e-shopper estão a moldar o futuro do e-commerce

O DPDgroup também revela três perfis sem precedentes de e-shoppers que influenciarão o futuro do cenário europeu do e-commerce:

  • O e-shopper aficionado, a base do e-commerce. Um especialista em compras cross-border, compra frequentemente on-line, é digitalmente experiente e procura opções de entrega personalizadas. 62% dos e-shoppers aficionados afirmam que podem comprar quase 100% do que precisam on-line.
  • O e-shopper epicurista, motor para o crescimento futuro. Um comprador selectivo, de frequência média e interessado numa experiência on-line agradável e altamente exigente em termos de entrega, devoluções e recomendações. 57% dos e-shoppers epicuristas estão dispostos a pagar mais por serviços que facilitem a vida.
  • O e-shopper eco-selectivo, uma consciência ecológica em crescimento. Um e-shopper ocasional que está preocupado com o meio ambiente, disponível para pagar mais por serviços mais ecológicos e que também procura várias opções de entrega. 58% dos e-shoppers eco-selectivos estão preocupados com o impacto do e-commerce na sociedade.