A ressentir-se da quebra no segmento B2B, os operadores de transporte enfrentam novos desafios. Para contrariar a tendência, a Chronopost tem apostado em novos produtos e continua a crescer na ordem dos dois dígitos. Em entrevista à Transportes em Revista, o Director Geral Adjunto Business da Chronopost sublinha a importância da qualidade do serviço. Segundo Américo Mendes, o mercado da distribuição encontra-se numa fase de maturidade, o que implica uma maior exigência dos clientes em termos de eficiência, qualidade de serviço e inovação. Por outro lado, a conjuntura económica dos ultimos anos e o acentuar dos indicadores recessivos têm contribuido para uma redução do valor global do mercado, em paralelo com um maior foco na redução do preço. O Director sublinha ainda que é fundamental que os clientes percebam a importância e o impacto dos custos da não qualidade na sua actividade, antes de optarem por soluções aparentemente mais económicas.
Uma das tendências do mercado de entregas expresso é o crescimento do segmento B2C, no qual a Chronopost tem investido, tendo em conta o seu grande potencial. A criação de novos serviços e o aumento da rede de proximidade são algumas das apostas da empresa. Relativamente ao segmento B2B a Chronopost pretende continuar a garantir a eficiência e qualidade no serviço que a caracteriza, inovando e investindo em novas tecnologias com o objectivo de oferecer ao mercado melhores soluções e informação.
Para Américo Mendes é através da procura de novas oportunidades que os melhores operadores conseguem continuar a afirmar-se e só com ofertas inovadoras será possível ter sucesso num mercado cada vez mais competitivo, pelo que a Chronopost irá seguramente apostar na inovação como factor de diferenciação.