Skip to main content

Secretaria de Estado do Ambiente assina protocolo com a Chronopost para a reciclagem de CDs e DVDs

Friday, May 16, 2014 - 15:28

Ecopick é a campanha que vai possibilitar que os CDs e DVDs sem utilidade possam ter um destino adequado através do depósito dos mesmos nas 420 lojas da rede Pick me! da Chronopost. As verbas obtidas com a venda deste resíduo serão aplicadas na plantação de árvores.

Recolher e encaminhar para reciclagem com os CDs e DVDs usados já é uma realidade. EcoPick é uma iniciativa da Chronopost em parceria com a Quercus que vai arrancar nos mais de 420 pontos da rede Pick me! da Chronopost, permitindo a recolha e o encaminhamento para reciclagem de suportes de informação descartáveis usados, já sem utilidade, gerados em nossas casas. O projecto conta com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e da Agência Portuguesa do Ambiente.

"É com muita satisfação que assistimos à concretização deste projecto, o qual é uma iniciativa sem par em Portugal, e inclusive, em vários países europeus, além de se enquadrar na nossa política de desenvolvimento sustentável, nomeadamente no nosso compromisso diário com o ambiente", refere Olivier Establet, Administrador da Chronopost em Portugal.

No âmbito da campanha, a Chronopost disponibilizou os mais de 420 pontos Pick me!, a sua rede de lojas para envio e recepção de encomendas, para permitir a recolha, gratuita, deste resíduo em Portugal Continental. As receitas geradas com a reciclagem dos CDs e DVDs usados serão aplicadas na plantação de árvores em território nacional, através da Fundação Floresta Unida, entidade que a Chronopost tem vindo a apoiar desde 2012 e que já permitiu a plantação de mais de 1000 árvores com 30 anos de gestão em áreas públicas.

Os CDs e DVDs são fabricados em policarbonato - plástico 100% reciclável - , tendo uma camada de alumínio e uma outra de verniz.

A campanha contou com a colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente, que elaborou o texto base para a Portaria nº 75/2014 publicada pelo Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos. Estão abrangidos diversos suportes de informação descartáveis usados, de que são exemplo os CDs, DVDs e Blu-Ray.

Mais uma vez a Chronopost inova e mostra como se pode proteger o ambiente, vindo esta iniciativa juntar-se a outras que a empresa já desenvolveu como a utilização de veículos exclusivamente eléctricos, como o ChronoCity, um pequeno veículo para entregas nos centros urbanos, ou ainda o curso de Eco-condução que é ministrado a todos os seus Operadores de Distribuição, com óptimos resultados na redução dos consumos de combustível.